Rosas

Rosas

RosasPerfumada e delicada apesar dos espinhos, a rosa possui vários significados em diversas culturas.

A mitologia grega diz que a rosa vermelha surgiu da mistura do sangue de Adônis e sua amante Afrodite, que ao correr por entre arbustos espinhosos para tentar salvá-lo do ataque de um javali também feriu-se. A rosa vermelha foi utilizada em cultos a Afrodite, e por conta de sua triste história também foi símbolo fúnebre, sendo deixada nos túmulos de entes queridos.

Também foi usada nas festividades de Dionísio como símbolo de sigilo e discrição, onde era usada para lembrar as pessoas de não divulgar o que acontecia nessas festividades. Posteriormente, o mesmo significado continuou sendo empregado nas mesas romanas, onde uma rosa era levantada para indicar que a conversa era “sub rosa” ou seja, assunto sigiloso que não deveria ser tratado fora daquele local, e pelo mesmo motivo há uma rosa entalhada nos confessionários cristãos.

No cristianismo a rosa teve vários significados: o sangue derramado de Cristo, suas chagas e também a taça que o recolheu. Derivando nessa mesma linha, a rosa foi usada também no centro da cruz e inclusive substituindo o coração de Cristo, usado como símbolo da Ordem Rosacruz.

Na idade média a rosa branca era atributo das virgens, sendo assim associada à Virgem Maria.

Na alquimia, a rosa quase sempre representada por sete pétalas, é símbolo de associações complexas, como os sete planetas e seus respectivos metais, sete dias da semana, sete graus de perfeição. Quanto à cor, a dourada indica a realização absoluta, enquanto a azul é associada ao inatingível. Seu lento desabrochar é visto também como a elevação espiritual gradativa.

Hoje em dia, as rosas são quase exclusivamente símbolo de amor, ainda que haja pessoas que observem suas cores, sendo a vermelha símbolo do amor ardente, a amarela o amor fraternal entre amigos, chá o galanteio e branca o amor puro.

Você pode se interessar também

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
www.000webhost.com