CeresAproximadamente 4 min de leitura

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Quando olhamos para Ceres, a deusa romana do trigo, da fecundidade e do cuidado materno, vemos um pacote simbólico que sintetiza o que comunidades agrícolas precisavam nomear: alimento, ciclo, perda e promessa de retorno. A abordagem simbólica nos ajuda a ler essas imagens não só como “mito”, mas como meta-linguagem sobre a condição humana.

Historicamente, Ceres funciona como a versão romana de Deméter, a grande mãe das colheitas na tradição grega. Ambas personificam os cereais, a terra cultivada e as leis sociais que emergem da agricultura (ritos, celebrações, obrigações). Na Roma antiga, o vínculo com o grão era tão central que palavras como cereal derivam do nome da deusa, sinal da sua presença no imaginário material e institucional da cidade. Essa equivalência entre Ceres e Deméter mostra como um símbolo pode migrar, adaptar-se e institucionalizar significados semelhantes em contextos culturais distintos.

Os símbolos visuais associados a Ceres guardam uma lógica direta, o trigo ou a espiga representam a própria substância da vida humana, o alimento e a continuidade, já o cornucópia1 aponta para abundância e provisão, enquanto a tocha, frequentemente associada à busca de sua filha (Proserpina/Persephone), condensa imagens de procura, vigília e iluminação no escuro, e a papoula traz a ambivalência entre sono, alívio e morte e, por extensão, renascimento. Esses elementos se combinam para comunicar, em diferentes tons, que a vida humana depende de ciclos que incluem perda e retorno.

O mito central que prolonga a simbologia de Ceres é a perda e o reencontro da filha. A narrativa explica poeticamente as estações, quando a filha está no submundo, a terra se fecha, quando retorna, a vida brota de novo. Além de explicar um fenômeno natural, esse mito deu origem a ritos de iniciação (os Mistérios de Elêusis)2 e cerimônias agrícolas que trataram da experiência humana do luto, do limite e da esperança. Nos cultos eleusinos havia gestos, símbolos e ritos que ensinaram aos iniciados uma experiência simbólica de morte e renascimento, uma linguagem comunitária para lidar com a dependência humana das estações.

Em Roma, a presença de Ceres se manifestou também em festas e práticas coletivas, a Cerealia (festa das espigas) e ritos de benção do campo que procuravam assegurar proteção e fecundidade às plantações. A iconografia de Ceres, em moedas, estátuas e relevo, frequentemente recorda sua função socia, que é a figura que legitima a provisão de alimento e, por isso, aparece ligada tanto ao culto privado, quanto a interesses públicos. Esses usos mostram que símbolos religiosos se entrelaçam com economia e autoridade.

Do ponto de vista comparativo e psicológico, Ceres integra o que estudiosos chamam de “grande arquétipo materno”, fornecedor e guardião da vida, mas também agente que impõe limites, disciplina e normas. Essa leitura mostra que o símbolo funciona em níveis múltiplos: prático (colheita), ritual (mistérios), ético (leis e costumes) e psíquico (laços mãe-filha, perda e reorganização do eu).

Hoje, a presença simbólica de Ceres segue viva, nas palavras (cereal), na arte, em imagens que reaparecem em poemas, pinturas e campanhas que querem tocar a ideia de “sustento”. Mas também reaparece como metáfora ecológica, a lembrança de que a relação entre humanidade e terra é simbólica e material ao mesmo tempo, depende de ritos (práticos e simbólicos), de saberes e de cuidado. Lembrar Ceres é lembrar que símbolos antigos continuam a nos ajudar a nomear vulnerabilidades, fome, dependência, renovação, e a construir respostas coletivas.

Ceres é mais do que uma figura mitológica, é um nó simbólico que articula alimento, mãe, lei, rito e ciclo. Seus atributos (espiga, papoula, tocha, cornucópia) funcionam como chaves interpretativas que permanecem surpreendentemente atuais porque tratam de necessidades humanas permanentes: nutrir, organizar, recordar perdas e celebrar a regeneração. Ler Ceres em seus vários níveis — local, social e psicológico — nos permite reaprender como símbolos servem de linguagem para práticas e afetos que sustentam a vida em comunidade.

 

1 – A cornucópia, também chamada de “chifre da abundância”, é um antigo símbolo de fartura e prosperidade, geralmente representado como um chifre transbordando de frutos, flores e grãos.

2 – Os Mistérios de Elêusis foram ritos iniciáticos da Grécia Antiga dedicados a Deméter e Perséfone, que simbolizavam morte e renascimento, revelando aos iniciados a esperança de vida após a morte.

Valter Cichini Jr:.

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