IaraAproximadamente 4 min de leitura

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A Iara, figura do folclore brasileiro, também conhecida como Uiara, que vem do tupi Igu (água) + Iara (senhor), significando Senhora das Águas, ou Mãe-d’Água, é um desses símbolos com poder transcendente. A sereia dos rios e igarapés amazônicos personifica a ambivalência da natureza e a potência arquetípica do feminino. Sua riqueza simbólica nasce de uma fascinante hibridização cultural, onde se fundem as crenças indígenas, os mitos europeus trazidos pela colonização e os cultos de matriz africana.

A complexidade da Iara reside em sua natureza tripla, que a transforma em um espelho das tensões humanas em relação ao desejo e ao meio ambiente:

1 – O Fascínio Devorador, que passa por Sedução e Ruína. Esta é a vertente mais popular e a que melhor encaixa no arquétipo da “femme fatale” universal. A Iara é uma mulher de beleza estonteante, com longos cabelos e uma voz melodiosa capaz de paralisar qualquer homem. Ela atrai pescadores e viajantes para o fundo das águas, não por maldade simples, mas como uma força da natureza que não pode ser contida ou compreendida pela lógica humana.

Esta face é uma adaptação direta das sereias (e, mais remotamente, das Sirenas gregas, que eram metade mulher, metade pássaro) e das Mouras Encantadas portuguesas. Ela simboliza a tentação, a luxúria e o desejo irrefreável que leva à destruição. O pescador que se entrega à Iara é o ser humano que sucumbe aos próprios instintos primários, trocando a segurança do mundo racional (a margem, o lar) pelo mergulho fatal no inconsciente (o fundo do rio). O canto é, portanto, a voz do desejo que promete prazer infinito, mas entrega a morte.

A água doce, domínio da Iara, simboliza o inconsciente, a emoção e o que está oculto. Ser levado ao fundo do rio significa a perda da razão, o aprisionamento pelas emoções e, em termos psicológicos, o risco de ser dominado e aniquilado por forças internas não controladas.

2 – A Senhora e Protetora das Águas, que passa por Poder e Vingança. Em algumas versões indígenas e regionais, a Iara não é apenas a sedutora. Seu nome no tupi, “Senhora das Águas”, a coloca como uma entidade reguladora e guardiã implacável do ecossistema fluvial.

Na perspectiva do equilíbrio natural, Iara pune aqueles que desrespeitam o rio, caçam em excesso ou invadem seus domínios sem reverência. Ela é a Mãe-Natureza em sua fúria, um símbolo de resistência ecológica que lembra ao ser humano sua fragilidade diante do poder da criação.

A Mãe-d’Água estabelece uma profunda ressonância com o orixá Oxum, senhora das águas doces, do ouro e da fertilidade e, por vezes, com Iemanjá, rainha do mar e mãe dos orixás. Essa associação reforça seu papel como divindade da fecundidade, da proteção e da beleza, mas que exige respeito e oferendas, tornando-a uma figura de poder que pode dar a vida ou tirá-la.

3 – A Guerreira Injustiçada, tendo o Renascimento Pelo Mito. Uma das narrativas mais difundidas conta que Iara era, originalmente, uma brava guerreira indígena, admirada por seu pai, o Pajé, mas invejada por seus irmãos, que tentaram matá-la. Iara se defendeu, matando-os. Pelo crime, seu pai a jogou na confluência do Rio Negro e Solimões. Os peixes, comovidos, ou o próprio rio, a transformaram em sereia.

Esta origem dramática ressalta a Iara como símbolo de uma força feminina oprimida e posteriormente transmutada. De guerreira humana a deusa aquática, ela representa o poder feminino que, após sofrer uma grave injustiça ou traição, muitas vezes ligada à estrutura patriarcal, ressurge em uma forma mítica mais poderosa e, paradoxalmente, mais perigosa para o mundo dos homens. A sedução é, nesse contexto, uma forma de vingança ou de manifestação de um poder que não pode mais ser contido.

A Iara, em sua essência, é a materialização do poder selvagem e sedutor da natureza que reside em nós e ao nosso redor. Assim como a água pode ser fonte de vida e, em um instante, de afogamento, a Mãe-d’Água simboliza o risco inerente a tudo que é belo, desejável e incontrolável. Ela nos ensina sobre a linha tênue entre o fascínio e a autodestruição, e nos convida a abordar o desejo e o mistério da natureza com a devida reverência, reconhecendo que a atração mais irresistível é, muitas vezes, a mais perigosa.

Valter Cichini Jr:.

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